Ficha das Cores


Ficha número 4 de Criação e Tratamento de Imagem e Som

A cor
1) Definição de cor :
A cor é uma percepção visual provocada pela acção de um feixe de fotões sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.
A cor é uma das principais características do mundo que nos rodeia. É um elemento expressivo e simbólico, de fundamental importância na linguagem visual. A cor é um fenómeno físico. Parece difícil acreditar mas a cor não existe em si de forma independente da luz. Ela é gerada pela luz. Segundo Newton, as cores-luz surgiram da seguinte ordem: violeta, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.

2) Definição de cor primária:
Cores primárias são conjuntos de cores que podem ser combinadas para criar uma gama de cores. Para as aplicações humanas, três cores primárias são normalmente usadas, já que a visão colorida humana é tricromática

Definição de cor secundária:
Cores secundárias são as cores que se formam pela mistura de duas cores primárias, em partes iguais.
Exemplo:
Verde - formado por azul e amarelo
Laranja - formado por amarelo e vermelho
Violeta (ou púrpura) - formado por azul e vermelho

Definição de cor terciária:
Cor terciária é uma cor composta por uma cor primária e uma cor secundária
Exemplo:
  •  Laranja = vermelho + amarelo
  • Oliva = verde + amarelo
  •  Turquesa = verde + ciano
  •  Celeste = azul + ciano
  •  Violeta = azul + magenta
  •  Cor de rosa = vermelho + magenta

Definição de cor complementar :
Cores complementares são aquelas que mais oferecem contraste entre si. De acordo com a definição de Michel Eugene Chevreul, no século XIX, a cor complementar de uma matiz é aquela que mais absorve seu espectro.

3) “O Modelo RGB é um sistema de cores aditivo” o que significa esta afirmação?
O modelo de cores RGB é um modelo aditivo no qual o vermelho, o verde e o azul (usados em modelos aditivos de luzes) são combinados de várias maneiras para reproduzir outras cores.

4) Cores básicas do modelo RGB:
O nome do modelo e a abreviação RGB vêm das três cores primárias: vermelho, verde e azul (Red, Green e Blue, em inglês)

5) Qual é a principal aplicação da reprodução de cores através do modelo RGB?
Uma aplicação comum do modelo de cores RGB é o ecrã/tela do computador ou display a cores em um tubo de raios catódicos, de cristal líquido ou de plasma, como televisões ou monitores de computador.

 
6) O que significa a sigla CMYK?
CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto ("K"ey- do inglês=chave, pois é a base)

7) Quais as cores primárias deste modelo ?
Ciano – Magenta – Amarelo – Preto

8) O que significa o CMYK ser um sistema subtractivo de cores?
O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida.

O preto pode ser produzido misturando os três pigmentos primários, mas por várias razões, é preciso adicionar tinta preta ao sistema:

  •  O preto que se cria misturando os três pigmentos primários não é puro;

  •  Empregar o 100% das tintas ciano, magenta e amarelo produz uma camada que, dependendo do tipo de papel, pode não secar ou ainda romper a folha se muito leve;

  • Os textos imprimem-se geralmente no preto pois incluem detalhes muito finos que seriam complicados de conseguir mediante a superposição de três tintas;

  • O pigmento preto é o mais barato de todos, razão pela que criar negro com três tintas seria muito mais caro.


9)Qual a principal aplicação do sistema de cores CMYK?
O padrão CMYK é mais usado para impressão, enquanto que monitores e televisões usam o padrão RGB (Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue)), onde são usadas apenas três cores. Como o CMYK que se usa na indústria gráfica é baseado na mistura de tintas sobre o papel e o CMYK usado nos sistemas de computador não passa de uma variação do RGB, nem todas as cores vistas no monitor podem ser conseguidas na impressão, uma vez que o espectro de cores CMYK (gráfico) é significativamente menor que o RGB. Alguns programas gráficos incorporam filtros que tentam mostrar no monitor a imagem como será impressa.

Sem comentários:

Enviar um comentário